Buscar
  • Wagner Conversani

Gestão Baseada em Valor

A maioria dos empresários nunca fez uma avaliação de sua empresa e tem a visão de que só faz sentido fazer se tiver a intenção de vende-la.

Procuramos, neste post, mostrar que a avaliação (valuation) pode ser uma ferramenta muito útil para a gestão e até ser o principal orientador para questões estratégicas e decisões quanto a fontes de financiamento, distribuição de dividendos, novos investimentos, gestão de ativos e de pessoas.

Uma avaliação bem feita deve levar em conta, além das análises retrospectivas das demonstrações financeiras e do posicionamento estratégico atual da empresa, as projeções futuras com base nas perspectivas macroeconômicas e do mercado de atuação da empresa, a variação de preços dos produtos vendidos pela empresa e seus custos, sendo necessária uma análise detalhada dos fatores que poderão determinar a evolução de sua rentabilidade e do seu fluxo de caixa.

A metodologia de avaliação utilizada para este fim é o fluxo de caixa descontado. Para a sua elaboração o avaliador deve projetar os resultados da empresa por um período entre cinco e dez anos e trazer o fluxo de caixa gerado ano a ano a valor presente, descontando a uma determinada taxa.

Quais são as questões a serem enfrentadas pela empresa no processo de avaliação?

1- Quais são os critérios para avaliação de projetos de investimentos?

2- Quais são os recursos necessários para implementação e operação destes projetos?

3- Como esses recursos serão financiados? Qual é o mix ideal de financiamento? Que parcela destes recursos devem vir da própria operação?

4- Como serão contratas e desenvolvidas as pessoas essenciais para a implementação e operação dos projetos?

5- Como mitigar os riscos de implementação dos projetos?

6- Como mitigar os riscos da operação do projeto?

7- Quais são os indicadores chave de desempenho a serem monitorados?

8- Quais os impactos sociais e ambientais do projeto?

9- Como os produtos serão levados ao mercado? Quais os custos envolvidos?

Ao responder estas questões, e considera-los em suas projeções, o empresário tem em suas mãos um mapa para gestão do negócio cujo objetivo é a maximização do valor para os acionistas ou sócios. A repetição do processo com uma frequencia determinada, permite que sejam feitos ajustes e correções.



10 visualizações
Contato
Telefone:
+55 (11) 97204-9894
E-mails:

miguel@converpar.com.br

wagner@converpar.com.br

LOGO_clipped_rev_3.png
conversani
Assessoria Empresarial
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram